A proposta de promover o desenvolvimento integral de alunos e alunas foi reafirmada nas conversas e debates, com a ratificação do compromisso com uma formação completa, que inclui o aprendizado cognitivo, o respeito pelo outro e a formação de uma consciência cidadã e ecológica.
Na Escola Terra Firme o ano começou com alegria, empenho e muita concentração. Durante a semana de 03 a 07 de fevereiro, a equipe pedagógica esteve reunida, focada na tarefa de planejar e organizar o ano letivo. Novos membros se incorporaram, sem inibição e com ativa participação nos compartilhamentos de experiências e conhecimentos. Os mais antigos estavam particularmente animados com as perspectivas para 2020, que traz boas novas, como a parceria da escola com a Richmond Solution na implantação de uma metodologia significativa e contextualizada para o aprendizado da Língua Inglesa, incluindo certificação internacional para estudantes e docentes.
Saiba mais: https://escolaterrafirme.com.br/wp/uma-nova-perspectiva-para-o-aprendizado-da-lingua-inglesa/.
Em todos os eventos da Semana Pedagógica, nas reuniões administrativas, nas discussões das bases curriculares, nos exercícios de Atenção Plena e na prática de Psicomotricidade Relacional, professores e professoras interagiram em ações e esforços simultâneos, regidos pelo interesse em cooperar e construir a coesão necessária para a operacionalização do projeto pedagógico humanista que a Terra Firme tem como marca.
O clima foi o melhor possível, esbanjando empatia, interatividade e cooperação. O ano que passou foi avaliado, com a identificação daquilo que foi bom e, é claro, também dos aspectos negativos detectados, revisitando-os para transformar atitudes e repensar estratégias. O conhecimento teórico-prático de cada membro da equipe foi compondo, durante as atividades, um mosaico conceitual no qual cada participação pôde se integrar às demais, em concordância ou confronto, e que possibilitou produtivas tempestades de ideias. “É muito importante cultivar essa escuta atenta, estar disponível para realmente ouvir e entender que educar não é julgar, mas acreditar que todos podemos aprender e ir além”, disse a psicopedagoga Laura Monte Serrat durante o debate de proposição do Eixo Temático para 2020.
O Eixo proposto, aliás, foi emblemático: “Contato Com Tato” representa a importância de escutar o outro, estabelecendo um diálogo respeitoso em que haja confiança, segurança e o incentivo à autonomia, constituindo a cumplicidade necessária para que o objetivo da escola, o aprender e, sobretudo, o gostar de aprender, se realize.
Saiba mais: https://escolaterrafirme.com.br/wp/construcao-do-eixo-tematico-2020-contato-com-tato/