O laboratório de ciências da Escola Terra Firme ganhou um recurso pedagógico importante para o aprendizado da química. Uma grande tabela periódica colorida e ilustrada foi instalada em uma das paredes, contendo os elementos químicos, suas “famílias”, números atômicos e utilizações práticas na natureza e na indústria. A ideia foi da professora de Ciências, Cristiane Paris, a Cris, e a realização foi da turma do 9º ano, que se empolgou com a tarefa e passou a se interessar mais pela disciplina.
Cris conta que os alunos e alunas tinham alguma dificuldade de entender em que e para que os elementos químicos são usados, bem como as relações entre eles. A tabela periódica parecia algo estranho e distante, esquemático. Foi então que, pesquisando recursos pedagógicos na internet, a professora acessou uma página que apresentava uma tabela interativa e dinâmica, além de um atrativo modelo para imprimir e pôr na parede. Comentou isso com a turma e propôs a instalação. “A turma se interessou e grupos foram formados, cada um responsável por uma família de elementos. Todos participaram e, já nesse processo, foram entendendo melhor a classificação dos elementos químicos e a função organizadora da tabela periódica”.
Experimentação – Além da tabela ilustrada, outro atrativo das aulas de química no laboratório é a prática da experimentação científica. “Fizemos experimentos com transformações e reações químicas e isso atrai muito o interesse da turma, porque eles veem acontecer e, com isso, as aulas teóricas também ficam mais atrativas”, explica Cris.
Expectativa e orgulho – Segundo a professora, a turma do 6º ano ainda não está utilizando a tabela periódica nas aulas, mas os alunos e alunas já demonstram grande expectativa e estão ansiosos para chegar a hora de estudá-la. “Só de olhar, já ficaram fascinados e perguntam quando vão usar a tabela ilustrada. Isso deixa a turma do 9º ano orgulhosa, pois foram eles que a montaram e vão deixar essa contribuição para as outras turmas”.
Turma do 9º ano Terra Firme, 2019.
Link para arquivo de impressão da tabela periódica com os usos dos elementos químicos, em grande formato