A Terra Firme completou 31 anos e, para celebrar, preparou uma Mostra de Projetos que tomou toda a escola e exibiu, com criatividade, engenho e beleza, os conhecimentos adquiridos pelos alunos e alunas. Todas as turmas, do infantil ao 9º ano, participaram e uma incrível variedade de informações cientificas e culturais foram compartilhadas com os familiares. A festa aconteceu na tarde do último sábado, dia 14 de setembro, e reuniu a comunidade Terra Firme num congraçamento em torno de uma proposta pedagógica que incentiva a pesquisar, pensar e construir pontes entre os saberes. Nela, a ciência encontra a filosofia, a cognição dialoga com a sensibilidade, e ambas caminham juntas no cotidiano. A Mostra dos 31 anos foi idealizada para celebrar essa proposta pedagógica que, com inegável sucesso, integra os conteúdos da grade curricular de maneira lúdica nos projetos interdisciplinares.

Segundo Ana Carolina Caldas, mãe da Manoela, que está no 3º ano, foi muito boa a ideia de celebrar o aniversário de 31 anos da Terra Firme com a Mostra de Projetos. Ela afirmou que assim foi possível perceber e compreender de forma ampla a proposta da escola e disse que gostou do que viu. “A festa aliada à mostra é mais do que adequada, porque a proposta pedagógica presente na mostra é a essência da escola e poder ver essa totalidade da proposta é motivo para a gente comemorar”. Ana contou que acompanhou o processo de produção dos trabalhos feitos pela filha e ficou muito satisfeita com o empenho dela. “A Manu está super engajada”, declarou.

Maíra Gutierrez Dolinski é mãe do Renan, do Grupo III, e também disse estar muito feliz com o desenvolvimento do filho na Terra Firme. Ele está na escola desde o início do ano e, para Maíra, a evolução é inegável: “É gritante. Ele evoluiu, os traços estão mais firmes, a pintura mais certinha, tem mais qualidade e técnica”. A satisfação de Renan é contagiante, segundo ela. “É uma escola acolhedora, não houve qualquer problema de adaptação. Ele adora vir para cá e o problema é pegar para levar para casa. Ele não quer ir, reclama, pede para ficar mais um pouco”, explicou, fazendo questão de deixar claro que a proposta da escola é o que ela queria para o filho. “Eu o deixo na escola e fico tranquila, porque aqui ele está sendo super bem cuidado”, concluiu.

Aprendendo com arte – A arte, como sempre, foi marcante como elemento de ligação entre as disciplinas e a professora de artes Kelly Munhoz compreende que isso acontece pela formação humanista que a Terra Firme oferece. “A arte é essencial para a formação humana”, explicou. No dia a dia, são diversas as recriações e releituras realizadas dos mais diversos artistas: Matisse, Da Vinci, Monet, Volpi, Debret, Mondrian, Portinari e tantos outros, como o escultor Rodin, o grafiteiro Eduardo Moska e, na literatura, os poetas estudados nas aulas de Língua Portuguesa, como Mario Quintana e Kafka. Na Mostra dos 31 anos, alguns deles foram abordados e, é claro, homenageados em pinturas, recriações, releituras e intervenções, utilizando diversas técnicas. Perguntada sobre desde quando trabalha com arte na Terra Firme, a professora Katia Basseti, do 2º ano, foi enfática: “Desde sempre, desde que a escola abriu que é assim, a arte está em tudo aqui”.

E,falando em arte, a animação musical da Mostra de 31 anos foi do professor Carlito Birolli e teve, ainda, a participação talentosa de alunos como Isabela Louise Cuin e Rafael Diniz, ambos do 9º ano. Como de costume, a festa teve altíssima qualidade sonora.

Projetos – Na área externa, as turmas do Infantil abordaram a natureza, com estudos figurativos sobre flores, frutos, insetos, pássaros e outros animais e vegetais em destaque. Isso, sem falar nas releituras de obras de arte e paisagens, além de jogos e brincadeiras. Bem ao lado, os alunos e alunas do 1º ano contavam o que aprenderam nas suas aventuras pelo Sudeste e Centro-Oeste brasileiro e o jogo “The Monkey Game” foi uma das atrações, junto a uma representação de um peixe muito conhecido na região pantaneira, a temida piranha. Já as turmas do 2º ano produziram uma rica exposição baseada nas suas “viagens” pela França, México, China e Egito, com muitas informações sobre os estudos desenvolvidos.

A festa do conhecimento dos 31 anos da Terra teve também temas de agricultura e invenções criativas, com as turmas do 3º ano, que desenvolveram o projeto “Caixa de Invenções”. Houve quem inventasse um emissor de ar puro e um “tirador de lixo do fundo do mar”, sempre pensando na qualidade ambiental do planeta. Já o 4º ano exibiu um periscópio, um sistema solar em 3D e experiências geométricas com a arte de Mondrian entre outros itens bastante interessantes. Os alunos e alunas das turmas do 5º ano abordaram a poesia de Mario Quintana, culinária, composições com viagens no presente e no futuro, cultura africana, maquetes de fontes de energia e releituras de Volpi e seus casarios.

O 6º ano estava representado por uma exposição bastante criativa e não foi à toa que o projeto desenvolvido pelos estudantes foi batizado como “Fantástica Fábrica de Ideias” por eles. As maquetes se destacaram, com pirâmides dobráveis e uma adorável “Fantastic Augusto Stresser Street” em forma de maquete, na qual a rua próxima à escola foi recriada com seus “places in town” na aula de Língua Inglesa com a professora Ana Paula. Isso, sem falar nos belos desenhos de ânforas gregas produzidos pela turma e expostos na Mostra dos 31 anos. O projeto “Ética” intercalou diversos temas e conteúdos disciplinares e animou alunos e alunas do 7º ano. Como atividade nas aulas de matemática, as crianças construíram balanças para pensar a igualdade nas equações e as expuseram na Mostra. Havia ainda grafismos guarani, cerâmicas marajoaras e um mural inca pintado coletivamente, junto a portfólios das plantas e jogos educativos.

Um pluviômetro, fruto de um trabalho interdisciplinar de matemática e geografia, a releitura do clássico “Natureza morta, frutas e um jarro em uma mesa”, de Paul Cézanne e livros biográficos e autobiográficos chamavam a atenção na exposição do 8º ano. Mas, também havia jogos de tabuleiro, estudos de história e uma interessante reflexão acerca da cultura e da política nos Estados Unidos e no Brasil, utilizando como base produtos de consumo, alimentos, livros e videogames. O 9º, por sua vez, explorou as possibilidades do projeto “Metamorfose” e baratas feitas de sucata remetiam ao personagem Gregor Samsa do livro de Kafka. Outro trabalho que despertou interesse foi a “Metamorfose do Universo através do Calendário Cósmico de Carl Sagan” e, da mesma forma, uma instigante releitura da Guerra Fria, conflito ideológico travado entre os Estados Unidos e a União Soviética após a Segunda Guerra Mundial. Além disso, como é tradição, os alunos e alunas do 9º ano levantaram fundos para a formatura vendendo sanduíches, fatias de bolo, brigadeiros e refrescos.

Texto: Luiz Geremias
Fotos: Gilson Camargo

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