A escola disponibiliza aos seus docentes o Programa de 8 semanas de Promoção de Saúde Baseado na Prática de Mindfulness. O objetivo é possibilitar o acesso aos benefícios psicológicos, neurofisiológicos e epigenéticos da Atenção Plena, com a melhoria da qualidade de vida, individual e coletivamente.

A equipe da Escola Terra firme está permanentemente aprendendo e descobrindo caminhos para que os alunos e alunas tenham uma formação completa, integrando a aprendizagem de conteúdos ao desenvolvimento pessoal, tanto motor como emocional. Na primeira semana de setembro foi realizada uma semana pedagógica, para avaliação e reavaliação dos caminhos traçados neste ano de 2020, historicamente ímpar e que vem demandando novas habilidades e a produção de novos conhecimentos.

De quarta-feira, dia 9, a sábado, 12, foram abordados temas relativos à prática pedagógica, com ênfase na pesquisa e compartilhamento de conhecimentos acerca de ferramentas de interação on-line com alunos e alunas e atenção especial ao suporte emocional e relacional dos professores e professoras.

No encerramento, Fernanda Keller, odontóloga, acupunturista e instrutora de Mindfulness, falou sobre o desenvolvimento da Atenção Plena e sensibilizou a equipe para o conhecimento e desenvolvimento das técnicas que serão abordadas no curso, visando o bem-estar pessoal e o melhor desempenho em sala de aula.

Qualidade do ser, não do ter

Fernanda entende que o Mindfulness (atenção ou consciência plena) se encaixa perfeitamente na orientação pedagógica da Terra Firme. “Uma das fundamentações teóricas da escola está baseada em André Lapierre que diz, ‘A qualidade da vida é a qualidade do ser e não do ter’. O Mindfulness nos ajuda a viver no modo Ser, onde estamos abertos para nossa experiência imediata, interior e exterior com uma atitude de curiosidade, com o olhar do principiante, explorando cada momento com gentileza”.

Nos 8 encontros, os docentes terão a oportunidade de conhecer a prática de aceitar e permitir experimentar os fenômenos no dia a dia, sem reatividade, livre dos estereótipos e preconceitos que nos afastam da vivência plena dos momentos. “É uma potencialização do autoconhecimento, favorecendo o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais como autoconsciência, autogerenciamento, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável. Assim, tornamos o terreno da Escola Terra Firme ainda mais fértil para a o florescimento da criatividade e do potencial inato de cada aluno”, explica Fernanda.

Contato com tato

A proposta está em consonância com o eixo temático de 2020, CONTATO COM TATO. A ideia é estar em uma relação plena com o momento presente, tanto no plano individual, como em conexão com o outro. Segundo Fernanda, o criador das intervenções baseadas em mindfulness, Jon Kabat-Zinn, definiu essa prática como um exercício de estar em contato. “Esse exercício nos permite estar em contato com o momento presente, com quem Eu Sou, e em ampla conexão com o outro. Por meio da autoconsciência, posso viver plenamente o aqui e agora, me tornando mais amigável, compassivo, paciente e resiliente comigo mesmo, com o outro e com a experiência que estou vivendo”.

A OIT (Organização Internacional do Trabalho) considera a atividade docente como de alto risco, com a possível ocorrência de agravos como exaustão, absenteísmo, hipermedicalização e sintomas de burnout. “Diante dessa situação, a Escola Terra Firme teve o cuidado de olhar para a saúde e bem-estar do professor, bem como para o seu amor e paixão por ensinar. O Mindfulness fornece ferramentas necessárias para que os docentes se tornem protagonistas de sua saúde, por meio da autoconsciência e do autocuidado. Com maior qualidade de vida, podem ensinar melhor e inspirar seus alunos positivamente a tomar decisões mais conscientes e assertivas, os auxiliando a serem menos reativos e impulsivos”, afirma Fernanda.

Semana Pedagógica: reflexão, atualização e trocas em busca de novos conceitos e métodos

A primeira atividade da Semana foi uma experiência com a prática do Círculo Afetivo (LINK PARA MATÉRIA SOBRE O TEMA), na qual todos puderam expressar os sentimentos presentes neste momento de aulas on-line, por conta do distanciamento social imposto pelos altos riscos de contágio da doença conhecida como COVID-19. “Foi bom podermos falar de como estamos nos sentindo nesse momento, tão diferente para todos nós e como isso tem afetado tanto a vida social quanto a vida profissional”, conta Brunna Bassetti, coordenadora do Fundamental II.

Nas atividades seguintes, além de tratar de assuntos organizacionais, traçar planejamentos e refletir sobre as relações com alunos e alunas, foram compartilhadas ideias acerca da elaboração dos projetos para o últimos trimestre do ano e sobre metodologias para as aulas on-line, como plataformas e aplicativos. “A semana pedagógica possibilitou a todos nós, coordenadores e professores momentos de reflexão, atualização e trocas. A escola está sempre em busca de novos conceitos e métodos que venham enriquecer o trabalho e bem estar de todos”, diz Kelly Cordeiro, coordenadora do Fundamental I.

Rosane Marçal, coordenadora da Educação Infantil, avalia a Semana Pedagógica como produtiva e entende como importante o curso de Mindfulness. “Tudo o que faz bem para o professor, faz bem para os alunos”, afirma.