A turma do 5º ano adotou um hamster e compartilhou a responsabilidade de cuidar do animalzinho garantindo sua sobrevivência e o seu bem-estar. Com esta experiência, puderam compreender melhor a complexidade de um ser vivo.
A ideia surgiu quando o 5º ano estava estudando os seres vivos na aula de história do professor Luis Pedro Costa, que sugeriu que a turma adotasse um para melhor saber o que é, o que precisa e como cuidar. A proposta foi bem aceita pelos alunos e bem operacionalizada. O escolhido foi um hamster, que foi logo batizado de Pedrinho, pois os alunos estavam inspirados pelo estudo que realizavam acerca de D. Pedro II, e pareceu uma forma de homenagear a ilustre figura histórica. Tanto que chegou a ser chamado inicialmente de “Dom Pedrinho III”.
O objetivo, segundo Luis, era incentivar a turma a perceber que um ser vivo precisa de cuidado e proteção e tudo indica que foi alcançado. Ele conta que as crianças perceberam que não é tão fácil cuidar e ter responsabilidade sobre um ser vivo e que quando temos alguém que depende de nós, não podemos nos esquecer de, principalmente, alimentar e cuidar de seu bem-estar. Nas conversas acerca do projeto que o professor teve com a turma, foi possível perceber que a experiência parece ter sido importante para a vida dos alunos e alunas. “Conversamos sobre o fato de que se aprendemos a cuidar de um hamster, podemos aprender a fazer o mesmo com os nossos amigos e familiares, cuidando para não machucar, para não ferir a sensibilidade do outro”, explica.
Os alunos estudaram a vida do hamster, pesquisaram sobre o que é, que características tem, o que precisa para viver, os cuidados de que necessita. E o cuidado era tanto que, sabendo que esse animal se recolhe durante o dia, muitas vezes alguém pedia que os colegas não falassem alto, para não estressar o Pedrinho. Nos finais de semana, sempre um aluno ou aluna levava o animal para casa e fazia um relatório sobre o que aconteceu.
Nas férias, alguns alunos se comprometeram a cuidar de Pedrinho e, para o próximo ano, já há um plano de passar a sua guarda para a turma que chegará ao quinto ano. E isso está sendo feito com extremo cuidado. “Estão elaborando regras para essa passagem, aproveitando os conhecimentos adquiridos para indicar precisamente o que deve ser feito para manter o bem-estar e a saúde de Pedrinho”, diz Luis.
Texto: Luiz Geremias
Fotos: Gilson Camargo
#TerraFirme30anos