Liz Volino, Sandra Cornelsen e Katia Bassetti. Trabalhando juntas desde 1988.

Em setembro a Terra Firme completou 30 anos. É tempo de comemorar com alegria e ressaltar a maturidade da proposta da escola, modelo na aplicação de uma pedagogia focada no desenvolvimento das qualidades humanas por meio do afeto. Todos que passaram pela escola, alunos, alunas, professores, professoras e famílias, citam a Terra como referência em educação e de tudo que possa ecoar positivamente como valores que fazem parte de uma sociedade.

Na Terra Firme, alunos e alunas aprendem a matéria curricular, mas, com autonomia, também vivenciam o respeito pelo outro, compreendem a noção de cidadania e se relacionam entre si e com a equipe pedagógica seguindo os princípios da Ética. São, assim, formados não apenas em disciplinas e saberes, mas, principalmente, para se tornar cidadãos éticos, autônomos e comprometidos com o bem-estar social e humano. Segundo a idealizadora e diretora da Terra, Sandra Cornelsen: “Queremos formar pessoas pensantes, que participem da sociedade de forma ética e transformadora”.

A proposta pedagógica, que integra o aprendizado multidisciplinar com a vivência cidadã, sugere, em seu eixo de 2018, que a experiência desenvolvida na Terra Firme ecoe em cada um e que vá para além dos muros da escola, trazendo, em seu retorno para dentro do ambiente pedagógico, a discussão e a transformação, com a sempre presente compreensão do lugar do outro e a permanente disposição em aprender, compartilhando e renovando saberes.

Convivências ilustres: a poeta e professora paranaense Helena Kolody; o educador francês André Lapierre, criador do método da psicomotricidade relacional, que orientou os primeiros passos de sua implementação na escola; Aryon Cornelsen, a primeira aluna, Betina Hepp e Sandra Cornelsen, no inicio dos anos 1990; e imagens da primeira sede da Terra Firme. 

É tempo de comemorar! A festa acontecerá neste sábado, 22/9/18, das 11h às 16h, em frente à escola, na Rua Dep. Carneiro de Campos, 507, Hugo Lange.

Texto: Karina Ernsen
Arte do cartaz: Adriano de Faria
Fotos: Acervo Escola Terra Firme e Gilson Camargo

#TerraFirme30anos