Frutas, verduras e legumes são os protagonistas da peça de fantoches “Amigos da Horta”, que informa e incentiva as crianças a adotar hábitos saudáveis de alimentação. Dona Vitamina, personagem da nutricionista da Escola Terra Firme, Amelia Gomes, junto ao “Chef” Jaci, vivido por Rodrigo Campos, comandam o espetáculo que conta com a participação da banana, do feijão, e do abacaxi, com sua bela coroa, além de outras atrações. Tem até um menino preguiçoso e consumidor de guloseimas que prova uma fruta e descobre o quanto está perdendo em não se alimentar melhor. O espetáculo foi apresentado para os alunos e alunas da Educação Infantil e a plateia aprendeu muito sobre os deliciosos e vitaminados personagens, participou da trama e, no final, degustou cenouras orgânicas com muito gosto.
Logo no início da peça, todos os alunos e alunas levantaram as mãos quando a Dra. Vitamina perguntou quem gosta de frutas e verduras. E riram bastante com as piadas do “Chef”, que começou muito envergonhado, mas se soltou e rapidamente ganhou o destaque merecido. E foi ele que chamou os “convidados” saudáveis e nutritivos: o feijão e o limão, que a Dra. explicou ser rico em vitamina C, foram seguidos pela aparição de um personagem fraco e preguiçoso, o Preguiçol, que representa a criança que não come frutas, só pensa em dormir e comer guloseimas. As crianças ainda tentaram argumentar para que ele experimentasse uma fruta, mas Preguiçol não quis conversa e saiu, para depois voltar e aceitar, a muito custo, provar um delicioso mamão. Foi o suficiente para mudar a opinião do personagem em relação à boa alimentação e a plateia delirou de alegria.
Ainda passaram pelo palco outras frutas, como o abacaxi, com pose de rei com a sua bela coroa, que as crianças aprenderam poder ser consumido em suco ou em pedaços, além de ficar muito gostoso quando assado. A banana, alimento rico em potássio, foi indicada pela Dra. Vitamina para quem faz exercícios físicos, e a maçã mereceu a recomendação de ser consumida com a casca: “É muito rica em fibras”, informou a nutricionista. Ainda houve tempo para uma conversa animada com o coelhinho Hebert sobre a cenoura, que foi servida para degustação no final do espetáculo.
Educação nutricional – A peça é uma divertida aula de Educação Nutricional, que consegue envolver o público enquanto transmite importantes informações sobre alimentos naturais e nutritivos. “Alimentação saudável é uma questão de consciência”, afirma Amélia. Segundo ela, a proposta é divertir e educar, com músicas e fantoches personalizados. “As crianças se divertem e aprendem que comer frutas e verduras todos os dias é muito importante e também prazeroso e divertido”, diz.
Amélia e seu marido, Rodrigo – idealizador, compositor musical do projeto e manipulador dos fantoches – criaram o Teatro Amigos da Horta em 2006 e já encenaram a peça em mais de 200 escolas de Curitiba. Eles são agricultores orgânicos e possuem a chácara Amigos da Horta (imagem acima), de produção certificada, de onde vem grande parte das verduras e legumes do cardápio da Terra Firme. “A escola trabalha com educação nutricional, incentivando os alunos a experimentar e gostar de ingerir frutas e verduras e conta com alimentos orgânicos produzidos na nossa chácara, como morango, alface, cenoura, beterraba e outros. É uma parceria sustentável e o cardápio é feito com base na sazonalidade”, explica ela.