
Um mergulho no terror literário, com leitura de clássicos e contação de histórias
A turma do oitavo ano está fazendo uma imersão literária nas histórias de terror, com todos os elementos que evocam o clima de suspense. Como atividade de partida para essa viagem repleta de sustos, a professora de Língua Portuguesa, Maria Carolina Almeida, idealizou uma atividade lúdica e envolvente
“A gente fez uma roda de contação de histórias de terror, assim como se faz em acampamentos, em noites de lua cheia em torno da fogueira, para que pudéssemos dar esse pontapé inicial, para entrar nessa atmosfera”, explica a professora. A proposta é a leitura de clássicos da literatura mundial, como o livro “Contos Extraordinários” de Edgar Allan Poe, um dos ícones desse estilo literário, e o objetivo é despertar o interesse pela leitura.

Histórias extraordinárias para explorar as construções narrativas
“Allan Poe foi pioneiro na construção dos nossos medos, das nossas angústias, na utilização do suspense, do mistério, na construção dessas atmosferas. Além disso, ele é um gênio do conto. Então, além de trabalhar essa temática, vamos nos aprofundar na construção narrativa, no uso dos elementos textuais para construir uma obra”. O envolvimento da turma é grande e alunos e alunas já fizeram uma pesquisa sobre o porquê de haver tanto interesse nas histórias de suspense e terror. Foi nessa pesquisa que surgiu a ideia de fazer a contação de histórias e foram escolhidos contos para a atividade, que envolveu elementos verbais e não verbais, como recursos de dramatização, sonoplastia e iluminação.

Fotos: Gilson Camargo