Os alunos e alunas do 9º ano tiveram a oportunidade de vivenciar uma aula especial de Educação Física. No contexto do estudo de artes marciais japonesas, conheceram o karatê, destacando seu objetivo principal de desenvolver o equilíbrio físico, mental e emocional dos praticantes. A iniciativa foi do professor Rafael Oliveira da Silva, que, para uma abordagem mais aprofundada do tema, convidou o professor de karatê Loir da Costa para ministrar a aula.
“Nós estávamos no conteúdo de lutas nacionais e aí fomos pro Japão. Vimos um pouquinho de sumô e o karatê. A aluna Vincenza Gonçalves Mocelin é praticante de karatê e eu perguntei da possibilidade de convidar o professor dela para a gente fazer uma oficina. Ela fez a intermediação e o professor Loir se disponibilizou”, explica Rafael. Ele conta, ainda, que a aula foi muito proveitosa e acabou despertando muito interesse. Por isso, acabou se estendendo para além do previsto.
Objetivo é a formação total do ser humano
O professor Loir avalia que, na aula, teve a oportunidade de transmitir um pouco do que o karatê pode ensinar. “O verdadeiro karatê-dô volta-se ao aspecto educacional e não desportivo, colocando acima da habilidade técnica combativa a formação total do ser humano, sua responsabilidade perante os demais e sua conduta moral”.
Promovendo o desenvolvimento físico, mental e emocional
Loir diz, ainda, que o objetivo principal da prática do karatê é a busca do equilíbrio físico, mental e espiritual. Assim, há o desenvolvimento de qualidades, como agilidade, força, resistência e elasticidade. Mas, não só isso. Além dessas habilidades, o praticante desenvolve outras, como persistência, foco, disciplina, determinação, controle emocional, respeito e o conhecimento dos próprios limites. “As aulas de karatê de conotação oriental, como é o nosso estilo Wadô-Ryu, fazem com que a criança e o jovem criem bons hábitos, tornando-se pessoas de honra e caráter, com bons princípios de ensinamentos e conduta na vida”.
Fotos: Gilson Camargo