O tema do projeto do 3º A é “Tudo tem água”. Então, a turma realizou uma atividade na qual se aprofundou no tema do princípio da solubilidade, a propriedade que possui uma substância de poder dissolver-se noutra, e criou um perfume. Tudo isso aconteceu na aula de Ciências e a professora Alyne Dorox ficou bastante feliz com o resultado.

“Realizamos todo o passo a passo da criação do perfume, criação do cheirinho, coloração”, explica. Segundo ela, com essa experiência os alunos e alunas conseguiram ver como funciona essa mistura de ingredientes. Desse modo, o aprendizado se deu de forma completa, integrando teoria e prática.

Trabalhando a memória afetiva

A atividade foi muito gratificante para a professora e a turma. A participação em todo o processo de criação foi intensa e todos adoraram o resultado final. O mais importante é que, além da diversão da criação do perfume e de entender como ocorre o processo de solubilidade, Alyne também trabalhou a memória afetiva. “Ficou com cheirinho de 3°A. Quando sentirem o aroma criado por eles, certamente se lembrarão do momento e dos amigos”.

A química do afeto no aprendizado

Aprender envolve não apenas o intelecto. As emoções e os afetos estão presentes nas pesquisas e estudos e, quanto mais agradáveis forem, mais ajudam no desenvolvimento infantil. Pelo envolvimento afetivo a criança aprende sobre si mesma e sobre o ambiente, num processo de troca entre o estudante e o assunto estudado. E tudo isso fica marcado como as boas lembranças que compõem o crescimento saudável, tanto no plano cognitivo quanto no emocional.

Fotos: Gilson Camargo