O jogo simbólico é uma atividade que une o brincar ao aprender, possibilitando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras, emocionais e sociais. Nele, situações, personagens e cenários são imaginados e representados, há o estímulo ao pensamento, promovendo a criatividade e a vivência coletiva do aprendizado.
As crianças expressam os seus modos de entender uma determinada situação e exercitam seus sentimentos de forma lúdica, cultivam a autoestima e a confiança, uma vez que têm a oportunidade de explorar diferentes papéis em diferentes contextos.
A turma do 1º ano explorou as possibilidades do jogo simbólico em uma viagem que foi de Salvador, na Bahia, a Manaus, capital do Amazonas. Apresentaram passagem e documentos de identidade para entrar no ônibus, levaram suas malas, com objetos diversos, cantaram, brincaram e viveram intensamente o movimento do veículo na estrada, nas curvas, lombadas e freadas.
Preparação e vivências na estrada: o jogo simbólico em ação
Como a viagem é longa, dura quatro dias, a turma se preparou para encarar o percurso e, nele, cantaram e brincaram. “A gente foi construindo isso durante as aulas, as músicas para cantar no ônibus, as brincadeiras, coisas para se distrair na viagem. Isso é o jogo simbólico”, conta a professora Carmynha Santos, do Integral, que participou ativamente da experiência. Ela nasceu em Parintins e vai, junto com a professora Raquel de Melo Ribeiro, apresentar a região Norte para a turma.
Descobrindo a região Norte: geografia, cultura e identidade
“A turma está vivenciando alguns momentos no Norte, como a festividade de Parintins, além de uma abordagem geográfica, cultural, dos costumes. Eles têm muitas perguntas sobre como é a vida lá, como são as casas, a vestimenta, os times de futebol”, diz Raquel. Segundo ela, a proposta é uma vivência coletiva e o interesse é grande. Na região Nordeste, a turma já conheceu a forma de vida, o folclore e a culinária local e a expectativa é que a visita à região Norte traga outras boas experiências e aprendizados.
Metodologia de Projetos: uma experiência interativa com o conhecimento
A coordenadora da Educação Infantil e do 1º ano, Francesca Maranho Amariz, explica que a Escola Terra Firme trabalha com a metodologia de projetos e o projeto do primeiro ano envolve uma viagem pelo Brasil, visitando as cinco regiões. “Nessa viagem, as crianças exploram fauna, flora, cultura, lendas. Nas regiões, o que mais chama a atenção é o que é trabalhado nas aulas. E quando acontece a mudança de região, as crianças fazem de fato uma viagem. Elas já viajaram de avião, agora fizeram uma viagem de ônibus do Nordeste pro Norte e são elas que escolhem os meio de transporte, como a viagem vai ser feita”.
A contribuição do jogo simbólico para a formação da criança
As teorias de Jean Piaget e de André Lapierre fundamentam as ações pedagógicas da Terra Firme e valorizam a contribuição do jogo simbólico para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional. Há, desse modo, uma valorização da vivência lúdica, com teoria e prática se mesclando e integrando. Trata-se de um recurso fundamental para a formação individual e social da criança, contribuindo para o aprendizado e para a construção da identidade, com criatividade e autonomia.
Para mais informações sobre o jogo simbólico na Escola Terra Firme, acesse:
• https://escolaterrafirme.com.br/jogo-simbolico-incentiva-a-construcao-ludica-do-conhecimento/
• https://escolaterrafirme.com.br/o-jogo-simbolico-e-a-construcao-do-ser/
• https://escolaterrafirme.com.br/brincar-e-fundamental-e-a-escola-terra-firme-sabe-disso/