O ano começou com a equipe pedagógica da Escola Terra Firme se envolvendo profundamente com os planos para 2022. Durante a semana pedagógica, de 07 a 11/02, professores e professoras da Educação Infantil e do Fundamental I e II compartilharam suas impressões sobre o ano que passou e projetaram perspectivas para o que se inicia.
O Eixo Temático foi definido, foram realizadas conversas com as coordenações, com as famílias e, na tarde de sexta-feira (11), a semana foi encerrada com uma produtiva dinâmica de grupo que refletiu sobre a experiência pessoal e pedagógica de cada um e do coletivo nos dois anos de pandemia. Ficou claro o quanto cada um em particular e, principalmente o grupo, teve que reinventar para superar os desafios do ensino on-line e híbrido e, além disso, manter a pedagogia afetuosa que caracteriza as relações entre mestre e estudante na escola. Não foi à toa que o Eixo escolhido foi exatamente “Cada um e todos nós”.
Cada um é importante, mas sem perder de vista a coletividade
A psicopedagoga Laura Monte Serrat explica que o Eixo Temático será a referência dos Projetos de Aprender desenvolvidos na Terra Firme em 2022, em todos os anos de escolaridade. Foi ela que, como nos anos anteriores, coordenou a reunião de definição do Eixo. Laura conta que o grupo de professores e professoras trabalhou a ideia de que a equipe se constitui na interação e que os movimentos construtivos de mudanças e transformações não podem ser realizados por pessoas, isoladamente. “Pensamos nos movimentos internos e nas relações para conectar sentimento, pensamento e ação. Cada um é importante, mas sem perder de vista a coletividade, o todo”.
Lições aprendidas
A orientadora relacional da escola, Ana Carolina Brofman, ficou satisfeita com as atividades da semana e classificou de participativo e caloroso o encontro remoto que resultou na escolha do Eixo. Segundo ela, todos participaram desse momento reflexivo e cada um deu a sua contribuição. As perspectivas para este ano são boas, há o retorno das aulas presenciais e está prevista, inclusive, a volta da Psicomotricidade Relacional, o “olho no olho”, diz, com os cuidados devidos. Ana garante que as lições aprendidas nos dois anos de aulas on-line e híbridas, não foram esquecidas, como os ambientes pedagógicos virtuais descobertos e a viabilidade prática de contato. “Os recursos das reuniões on-line, por exemplo, devem ser aproveitados, pois há elementos que facilitam a produtividade da comunicação. Esses recursos vieram para acrescentar, agregar e enriquecer”.
Boas experiências educacionais, na Finlândia e no Brasil
O encerramento da Semana Pedagógica teve uma atração especial. Maxwill Araújo Braga, bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e mestre em Educação e Globalização pela Universidade de Oulu, Finlândia, proporcionou à equipe bons momentos de vivência reflexiva. Mesclando a pedagogia vertical, que transmite informações, com a horizontal, na qual o grupo discute uma questão ou problema, Max falou sobre a educação na Finlândia e boas experiências educacionais no Brasil, motivando o grupo a pensar e discutir temas pedagógicos do cotidiano.
Desenvolvimento com autonomia
“Que bom que a Terra Firme dá a abertura e tem desejo de que estes encontros aconteçam. Uma equipe pedagógica com essa disponibilidade transmite segurança psicológica para a criança, para que ela se sinta segura para ser o que ela é, para se desenvolver com autonomia”, diz Max. Ele apresentou aos professores e professoras presentes alguns ambientes de interação e aprendizagem, possíveis de ser usados em sala de aula e acessados pelos alunos em casa.
O encontro terminou deixando um ambiente de expectativa e desejo de começar o novo ano letivo.