Integrar diversão e aprendizagem foi a proposta que levou as turmas do 4º e do 5º ano ao Museu das Ilusões. A coordenadora Kelly Cordeiro Munhoz Joaquim e as professoras Damaris Cubines e Fernanda Galvão planejaram tudo e foram junto, para uma experiência fora do comum com seus alunos e alunas.

O lugar tem tudo, ou quase tudo, o que se pode imaginar quando o assunto é ilusão de ótica. E as crianças não perderam tempo. Em pequenos grupos, foram explorando cada cenário, peça e recurso do acervo. Da conhecida ilusão do Vaso de Rubin, na qual a visão alterna na percepção da silhueta de um vaso e de dois rostos humanos, ao Túnel Vórtex, onde o cérebro recebe estímulos conflitantes aos dos sentidos, as atrações do Museu são de uma diversidade impressionante. Alunas e alunos se divertiram e se assombraram com a produção de efeitos ilusórios que o olho humano pode experimentar.

Olho humano é o foco do interesse do quinto ano

“Um dos temas que o quinto ano pediu para pesquisar no projeto do segundo trimestre foi como funciona o olho humano. Como a gente vê as cores, como funciona a nossa visão. Daí, para introduzir o tema, para começar esse projeto, a gente resolveu fazer o passeio aqui. Tem tudo a ver”, explicou a professora Fernanda. Para ela, a visita ao Museu das Ilusões será muito lembrada na sequência das aulas. Afinal, a turma, que já demonstrava vontade de conhecer o assunto, certamente ficou mais interessada ainda.

Quarto ano vai estudar a Op-Art

Já o quarto ano da professora Damaris aproveitou a visita com outro enfoque, mas com o mesmo interesse de unir diversão e aprendizado. “A ideia de trazer o quarto ano no Museu das Ilusões foi trabalhar posteriormente, nas aulas de Arte, a OP-Art, que é trabalhar as linhas, as expressões. Viemos para que eles tivessem essa vivência, para depois trabalhar em sala”. O interesse na ilusão de ótica, que explora as falibilidades do olho humano, é o foco dessa modalidade de expressão artística que a turma irá estudar na sequência, também conhecida como Optical-Art.

Vasto acervo de ilusões

Além das atrações citadas, o Vaso de Rubin e o Túnel Vortex, o acervo do Museu é instigante e vasto. Há, ainda, jogos de espelhos, Figuras Moiré, um fantástico Caleidoscópio, o Basquete Impossível, o Espelho Flutuante e até mesmo um praxinoscópio, uma das engenhocas que deram origem ao cinema. Isso, só para citar uma pequena parte do que as crianças encontraram na visita. O Museu está instalado no Jockey Plaza Shopping.

Fotos: Gilson Camargo