A equipe pedagógica do Fundamental I promoveu uma atividade interdisciplinar inovadora. que convidou os alunos e alunas do 5º ano a explorar e integrar diferentes campos do conhecimento. Combinando as disciplinas de Ciências, Língua Inglesa e Artes, as crianças mergulharam em uma didática e divertida tarefa, que culminou com a releitura da icônica Mona Lisa. Para isso, utilizaram os mesmos inusitados ingredientes com os quais o artista plástico brasileiro Vik Muniz recriou o famoso quadro de Leonardo da Vinci.
“O objetivo principal foi integrar os conteúdos de Ciências, Inglês e Arte, que são o sistema digestivo, ‘delicious art’ e os segredos da Mona Lisa. A proposta foi o desafio de reproduzir a releitura da obra Mona Lisa, do artista Vik Muniz, feita com pasta de amendoim e geleia de uva. Mas, antes, a turma pesquisou sobre os nutrientes dos ingredientes que utilizamos e seu processo digestivo.”, explica Fernanda Galvão, professora da turma.
Interdisciplinaridade: conectando campos do conhecimento
Por meio dessa atividade, os alunos e alunas têm a possibilidade de enxergar além dos limites das disciplinas isoladas e a conectar diferentes campos do conhecimento. Trata-se do compromisso com uma proposta pedagógica que incentiva o prazer de estudar, pesquisar e descobrir novas possibilidades de compreender a realidade, integrando-as. “A interdisciplinaridade traz a possibilidade de materialização do conhecimento, de interpretação e aplicação de conceitos que aprendemos separadamente, mas que convergem na realidade”, define Fernanda.
Vik Muniz – Double Mona Lisa, da série “A partir de Warhol”, 1999.
Geléia e pasta de amendoim. 119,5 x 155 cm.
Obra inspiradora
A Mona Lisa é uma obra do italiano Leonardo da Vinci e foi recriada por Vicente José de Oliveira Muniz, Vik Muniz, artista plástico brasileiro. A principal característica desse artista é compor imagens com materiais perecíveis e fotografá-las. Outro de seus trabalhos é aquele no qual pintou o pai da psicanálise, Sigmund Freud, utilizando chocolate em calda.
What a delicious art!
“Estamos estudando os alimentos, com esse título de ‘delicious art’. Iniciamos vendo uma obra de arte feita de alimentos e, agora, estamos aproveitando para fazer essa aula de culinária, para conectar o aprendizado com a própria diversão, e a chamamos de ‘cooking is fun’. Estamos unindo vocabulário, diversão e arte de forma integrada e divertida”, diz Thais Portes, professora de Língua Inglesa.
Segundo Thais, o objetivo da atividade é revisar o vocabulário e terá desdobramentos. A turma está estudando o gênero textual “review”, que consiste em uma resenha, isto é, um comentário, opinião ou descrição de algo. Assim, cada estudante fará um “review” da arte produzida pelos colegas e tudo vai para o portfólio.
Fotos: Gilson Camargo