A importância do ambiente escolar na educação está em pauta na Escola Terra Firme e as crianças decoram suas salas do jeito que querem; os únicos limites são o respeito ao ambiente e ao outro.

Em algumas escolas, é costume tematizar a sala antes do início das aulas, principalmente na educação infantil. Na Terra Firme, as salas de aula começam o ano como uma folha em branco e são decoradas de acordo com o dia a dia dos alunos. Conversamos sobre esse tema com Sandra Cornelsen, diretora e coordenadora da Terra, que falou sobre o porquê dessa prática da escola.

1 – Por que as salas de aula da Escola Terra Firme não são decoradas antes do início do ano letivo?

Sandra Cornelsen – As salas de aula não nos pertencem. Pertencem ao grupo de alunos e alunas e, junto aos professores e professoras, esse grupo ajuda a montar a decoração da sala na qual vão acontecer as aulas. Muitas vezes, tiramos tudo de dentro da sala. Quando os alunos e alunas chegam, a sala está vazia, sem cadeiras, mesas, sem nada, e as crianças montam tudo. Isso é muito interessante, mas não conseguimos fazer em todas as salas por falta de espaço livre para guardar todos esses móveis. A opção que temos é deixar tudo fora de ordem para eles e elas arrumarem do jeito que querem.

2 – Como os professores, professoras, alunos e alunas decidem a decoração?

Sandra Cornelsen – Existe uma estética e primamos por este movimento estético. Logo, não usamos decoração estereotipada. Todo esse material midiático pré-fabricado não existe na Terra Firme. Tudo é feito pelo aluno e aluna, e os professores e professoras estão juntos com os alunos e alunas nessa empreitada. Em princípio, usa-se o Eixo Temático para o gancho inicial nessa criação de ambiente. O eixo temático é determinado pelo grupo de professores, no início do ano, levando em conta a percepção que se tem da sociedade. O deste ano é “Ecos da Terra”, porque a terra firme faz 30 anos e criou (e cria) muitos ecos.

3 – Por que ouvir as crianças na escolha do tema?

Sandra Cornelsen – Tanto o ambiente da sala de aula quanto os projetos são criados pelos alunos e alunas. Nesse sentido, o eixo entra como uma referência de um caminho a seguir, mas os temas são criados pelas crianças. É importante que alunos e alunas sejam os protagonistas nessas criações para incorporar o assunto abordado. Precisam fazer parte, usar a emoção, o sentimento, para aprender. Na Terra Firme acreditamos que é preciso fazer vínculos emocionais com esse aprender. O aprendizado se inicia pelo ambiente e pelo professor ou professora e se busca alcançar o disciplinar e o interdisciplinar. É com isso que a criança vai aprender e, para criar vínculos, é preciso interesse, por isso é preciso fazer parte do processo.

4 – Toda sala precisa ter tema?

Sandra Cornelsen – A escola dá a liberdade para que a turma decida o que colocar ou não nessa criação de ambientes. Se alunos e alunas quiserem deixar tudo em branco, tudo bem, a gente topa, mas nunca aconteceu. Sempre quiseram expor seus trabalhos, suas coisas. O tema acaba sendo aquilo que é trabalhado no projeto.

5 – O que a Terra Firme prioriza para a criação dos ambientes?

Sandra Cornelsen – Existe um limite. Na parede não pode colar nada, só nos murais. Quando se colocam coisas na parede se está criando um mural que não é mural e é o respeito ao ambiente que está em pauta. São alguns limites que a escola coloca nessa estética e que têm o objetivo de acolher, tem que ser alegre e que tenha a ver com elas, para que se sintam parte do ambiente. A criança que vem conhecer a escola se encanta!

Qual a diferença nessa criação de ambientes entre os alunos e alunas mais novos e os que já estão no fundamental II?

Sandra Cornelsen – Os alunos e alunas do fundamental II gostam de exibir seus trabalhos por meio da Mostra, não pela decoração da sala, pois assim exibem a produção do trimestre, apresentam aquilo que fizeram, falam sobre o que aprenderam. Já as crianças do infantil e do fundamental I gostam de mostrar o que fazem no ambiente das salas.

Texto: Karina Ernsen
Fotos:
 Gilson Camargo

#TerraFirme30anos