
“O Lugar Antes de Mim”: documentário sobre arqueologia brasileira é apresentado na Escola Terra Firme
Documentário “O Lugar Antes de Mim”
O 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Terra Firme teve uma experiência instigante na aula de História. A documentarista Karla Nascimento, mãe do aluno Luca Cunico, compartilhou com a turma o terceiro episódio do documentário “O Lugar Antes de Mim”, do qual é roteirista e diretora. Trata-se do resultado de um belo trabalho de pesquisa que tem como objetivo difundir e valorizar o patrimônio material brasileiro. Com esse intuito, o filme aborda os sítios arqueológicos, com foco nos sambaquis, montes de conchas construídos por povos de origem muito antiga.







Após a exibição, Karla expressou sua satisfação em compartilhar esse conhecimento com os alunos e alunas. Ela ressaltou a participação ativa da turma e as perguntas feitas. “Mostrar trechos do filme, conversar com os estudantes, foi uma experiência muito gratificante. Prestaram muita atenção, participaram, perguntaram. Discutimos a questão do tempo, de valorizar a história desses povos que não existem mais. Conversamos sobre a valorização dessas histórias diferentes das pessoas que habitaram o mesmo território que a gente”, disse.

Ampliando conhecimentos sobre a história e a cultura brasileira
A professora Fernanda Galvão comentou sobre a importância do tema abordado no documentário em relação ao Eixo Temático da Terra Firme em 2024, a “Arte do Tempo”. Ela destacou a relevância de compreender os modos de vida de povos pré-históricos e refletir acerca da concepção de história apenas a partir da escrita. “Estamos trabalhando bastante a passagem do tempo, a marcação do tempo, e começamos a estudar o que é entendido como pré-história, problematizando a questão da história ser considerada a partir da escrita apenas. Antes disso, tinha muita vida, organizações completas, muita história, e aí o foco é também trazer essas informações e compreender esses modos de vida que aconteciam num tempo tão longínquo, mas que eram extremamente complexos e extremamente organizados e civilizados.”

Karla e Fernanda compreendem que o evento proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora, ampliando seus conhecimentos sobre a história e a cultura brasileira. Além disso, estimulou a reflexão sobre a passagem do tempo e a valorização das pesquisas arqueológicas. Foi uma atividade de imersão numa cultura que data de pelo menos mil anos antes da chegada dos europeus e que teve a contribuição dos pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade de São Paulo (USP), Museu Paranaense (MUPA), e Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ), onde foram realizadas as entrevistas presentes no documentário.
Fotos dos sambaquis: Amplercinetv Fotos sala de aula: Gilson CamargoGaleria de imagens
Últimas matérias

Mostra de Projetos outubro 2024 | Escola Terra Firme, Curitiba/PR