
Experimentos lúdicos para desvendar o fascinante mundo das ciências
A turma do 5º ano, envolvida no projeto “Viajando pelo Mundo”, desenvolveu uma saudável curiosidade. Com a proposta de saber como as coisas são feitas e como funcionam, alunos e alunas demandaram à professora de Ciências, Fran Napoleão, conhecer as diversas possibilidades dessa área do conhecimento. Por conta disso, teve início uma série de experimentos para entender as reações químicas, o que são, como são e por que se dão. Em um deles, o estudo foi sobre as propriedades do bicarbonato de sódio e do vinagre que, juntos, produzem gás carbônico. Em outro, os objetos de estudo foram a água oxigenada e o fermento biológico, que também produzem o mesmo gás, quando combinados.

As práticas científicas começaram de forma lúdica, com a experiência do foguete e a do vulcão, utilizando substâncias que, juntas, formam uma reação química produzindo gás carbônico. Assim, alunos e alunas conheceram as propriedades do bicarbonato de sódio e do vinagre. Para o foguete, uma garrafa pet foi utilizada e a formação do gás carbônico em seu interior gerou o “combustível” para o lançamento. O foguete voou alto e o encantamento da turma foi visível. Na experiência do vulcão, a “erupção” foi colorida e vibrante, por conta da adição de corantes à água.
Pasta de dentes de elefante
“Já no experimento ‘pasta de dentes de elefante’, descobrimos que o fermento biológico é um tipo de fungo e que a água oxigenada, que difere da água apenas pela adição de uma molécula de oxigênio extra, é um poderoso ‘agente limpante’, o peróxido de hidrogênio, que ‘mata’ leveduras, causando também a produção de gás carbônico”, conta Fran. Segundo ela, esse contato com conceitos científicos elementares da química, da biologia e da física são importantes na formação de alunos e alunas. Além de realizar os experimentos, a professora ensinou a prepará-los, explicando as condições necessárias para realizá-los e orientando acerca da importância de realizar o registro do que foi observado e aprendido.

Outros experimentos
Na Escola Terra Firme, as crianças entram bem cedo no mundo das descobertas científicas. Além das experiências com reações químicas, há o contato com noções da física, como as de angulação, aceleração e atrito, em uma abordagem interdisciplinar com as disciplinas de Ciências, Matemática e Educação Física, e dos estados físicos da água. Isso, sem esquecer do acesso precoce a conhecimentos biológicos básicos, como no desvendamento do que é um ovo, e até à paleontologia, em experiência simulada do trabalho de um pesquisador dessa área do saber.

Galeria de imagens
Últimas matérias

Mostra de Projetos outubro 2024 | Escola Terra Firme, Curitiba/PR