Pesquisas desenvolvidas na Metodologia de Projetos ganharam visibilidade em uma Mostra que combina diversidade de conhecimentos com expressões artísticas. A proposta é promover o desenvolvimento integral e integrado de alunos e alunas.

Em um belo sábado ensolarado, a escola Terra Firme realizou mais uma Mostra de Projetos. O evento é a exposição da produção realizada pelos alunos e alunas durante as aulas. O registro das pesquisas realizadas e a demonstração dos resultados obtidos são materializados em expressões criativas, com interesses intelectuais traduzidos em belas formas artísticas.

Percorrendo o evento, chamou a atenção a riqueza da abordagem dos temas tratados em poemas, cartazes, maquetes, instalações, desenhos e pinturas. Cores e traços se combinaram, demonstrando aos familiares presentes o quanto cada estudante em particular, e todos, coletivamente, se empenharam e dedicaram na construção dos caminhos para a aprendizagem expostos.

Olhar humano para uma formação integral

Na diversidade dos conhecimentos apresentados às famílias pelos orgulhosos alunos, havia algo em comum. No caso, a experiência de encarar o desafio de relacionar teorias com a prática, aprendendo de forma integral. “A escola foi criada com um olhar humano, para a formação do ser humano inteiro, para olhar o mundo de forma diferente, em um desenvolvimento não apenas cognitivo, mas também emocional”, explicou a orientadora pedagógica Ana Carolina Brofman.

Estudando os povos originários e suas culturas

As crianças da Educação Infantil e do 1º ano apresentaram seus estudos e pesquisas sobre os povos originários do Brasil e dos nossos vizinhos latinos. Nesse contexto, desvendaram como é a vida na floresta, com seus animais e vegetação. Assim, pesquisaram sobre os indígenas brasileiros, assim como sobre os incas, maias e astecas, suas culturas, habitats e meios de locomoção, como a canoa. Também descobriram a importância das lendas amazônicas e das penas de pássaros que compõem os cocares, criando até uma coleção desses objetos.

Viagens simbólicas, releituras e muitas emoções

No Fundamental I, relatos e registros das viagens simbólicas realizadas, nas quais alunos e alunas desvendaram as particularidades dos locais estudados, e releituras de obras de arte de Poty Lazarotto, Tarsila do Amaral e Leonardo da Vinci. Além disso, fotos com representações de emoções, pesquisas sobre animais e até um filme realizado durante a visita que as turmas do 4º e do 5º realizaram em Paranaguá, quando conheceram a história do local e a cultura caiçara.

Exposição de temas variados e interdisciplinares

O Fundamental II apresentou uma equilibrada exposição de temas variados, na qual a abordagem interdisciplinar saltou aos olhos. Havia jogos que ensinam sobre a história da Segunda Guerra Mundial (https://escolaterrafirme.com.br/turma-do-9o-ano-cria-jogos-de-tabuleiro-para-aprofundar-conhecimentos-sobre-a-segunda-guerra-mundial/) e as catapultas utilizadas na aula de Matemática para estudar a função quadrática (https://escolaterrafirme.com.br/estopim-para-o-aprendizado-transformando-teorias-matematicas-em-experiencias-praticas/). Isso, sem falar das maquetes de pontos turísticos europeus e até mesmo opções de plantas para degustação de chás. O 9º ano arrecadou fundos para as comemorações da formatura, com a venda de lanches e a rifa de uma cesta para o Dia das Crianças, que contém jogos diversos, bichos de pelúcia, kits e alfajores.

Metodologia de Projetos desperta a curiosidade, promove o debate e a inter-relação entre os saberes

A Mostra é a conclusão de um ciclo de pesquisas e de aprendizado, realizado com base na Metodologia de Projetos, a estratégia pedagógica utilizada em todas as turmas da Terra Firme. O objetivo é despertar a curiosidade, promover o debate e o inter-relacionamento entre os conhecimentos e saberes. A turma escolhe o tema de seu projeto, coletivamente, e cada estudante tem liberdade para criar suas próprias estratégias. Com essa perspectiva, “aprende a aprender” com professores, professoras e colegas. Por meio de imagens e textos, crianças e adolescentes desenvolvem pesquisas, encaram desafios e os resolvem. Perguntas encontram suas respostas possíveis em conceitos que se ligam e relacionam os conteúdos das disciplinas curriculares.