O grupo I pôs as mãos na terra para plantar girassóis e, mais uma vez, realizou uma atividade que deixou todos muito felizes. A turma, bastante unida e afetuosa, é muito participativa em tudo que faz. As crianças, inclusive, batizaram o seu projeto trimestral com o gracioso nome de “Amigos do Coração”, que traduz o espírito que as envolve.

Isso não acontece à toa. Na Escola Terra Firme, a proposta é promover uma formação integral e, desde cedo, o aprendizado colaborativo é estimulado, incluindo a emoção e o afeto como elementos fundamentais da formação da pessoa. Mais que detentores de conhecimentos, a Terra Firme se propõe a formar cidadãos e cidadãs que colaboram entre si, conscientes e responsáveis de seus papéis na sociedade e em relação ao meio ambiente.

Atividades motoras finas

O plantio dos girassóis aconteceu em um clima de alegria e compartilhamento de tarefas. A turma pôde entender como se dá o processo de semeadura, em todas as suas etapas. Com pás e um regador, prepararam a terra e nela depositaram as sementes. Nessa tarefa, exercitaram suas habilidades motoras finas, como o movimento de pinça, o que também aconteceu na atividade de produzir uma pintura coletiva no estilo “dripping”.

Integração natural

Para a professora Rosana Machado, a Rô, houve, além do exercício motor, o estímulo a um elemento cognitivo muito importante, que se incorpora à proposta de formação de uma pessoa integrada e participativa no ambiente que a cerca. “As crianças começam a aprender o processo da natureza, o ciclo natural. A semente está morta e renasce em uma nova flor, dentro da terra, na escuridão. A luz do sol penetra na terra e produz a vida, é como a luz da consciência, a consciência é uma luz. É o contato dessas crianças com uma visão orgânica da natureza, como a de Goethe, que propõe a nossa integração com ela”, explica.

Com essa concepção do processo natural e, é claro, da importância de incentivar seus alunos e alunas a conhecer esse ciclo, Rosana é em boa parte responsável pela integração carinhosa que envolve a turma. Os “amigos do coração” parecem sempre empolgados e confortáveis para realizar atividades conjuntas, aprendendo bastante dessa forma . Mas, é importante dizer que ela não está sozinha. A professora Erli Freitas, a Lili, e a professora auxiliar Fernanda Alves compõem o trio com o qual as crianças se sentem bem e livres para manifestar suas emoções e afetos.

Saiba mais

Na Terra Firme, o contato com a natureza e com as emoções compõe o projeto pedagógico. Abaixo, links para saber mais sobre o assunto.

https://escolaterrafirme.com.br/projeto-viajando-pela-natureza-desperta-consciencia-ecologica-nas-criancas-do-grupo-3/
https://escolaterrafirme.com.br/tendo-a-natureza-como-principio-firme-e-o-chao-em-que-se-da-a-aprendizagem/
https://escolaterrafirme.com.br/circulos-afetivos-conversa-de-coracao-a-coracao-para-uma-formacao-integral/
https://escolaterrafirme.com.br/formando-e-integrando-seres-humanos/
https://escolaterrafirme.com.br/brincar-e-fundamental-e-a-escola-terra-firme-sabe-disso/